iiiiiiiiiii

Presunto cru

Presunto tradicional de Chaves - Portuga
Presunto de Barrancos
Presunto é um produto alimentar obtido a partir das pernas traseiras do suíno, salgado em cru e curado de forma natural.
Presunto de Chaves pronto para ser cortado
As variedades principais em Portugal são o presunto de Chaves e terras do Barroso em Trás-os-Montes, e o Alentejano (Ibérico) que em Olivença denominam "Jimão". Os primeiros registos referentes ao Presunto remonta ao período do Império Romano, embora os primeiros porcos da Península Ibérica tenham sido trazidos pelos Fenícios. As actuais raças resultam do cruzamento destes porcos com os javalis que por cá existiam.
As condições naturais de criação destes porcos, confere à sua carne características próprias e diferenciadas, sendo o abate do porco compreendido entre os dezesseis e os dezoito meses e a sua exploração feita em regime extensivo, com alimentação constituída pelos produtos naturais da rica região transmontana.
Muito apreciado como entrada de refeição, o presunto é consumido como petisco, recheio de sanduíches e pizzas e outros produtos, como o folar salgado.tipo de pão
Presunto ibérico









receba atualizações por emails