iiiiiiiiiii

Mussarela

Mussarela

utilizada em varias pizzas

A mozarela, muçarela ou muzarela (em italiano mozzarella) é uma variedade de queijo de origem italiana (comuna de Aversa) e é um queijo de massa filada.
Sua receita tradicional indica o uso exclusivo de leite de búfala, produzindo o queijo em formato de bolotas conservadas em soro, sendo branca e bem macia. Na Itália, apenas esse tipo de queijo é reconhecido oficialmente como mozzarela, recebendo o selo de certificação de origem. São produzidas, em média, 33 mil toneladas deste queijo por ano em território italiano.
Hoje, por ser muito utilizada na culinária mundial, a mozarela também é produzida a partir do leite de vaca, apresentando aspecto amarelado e consistente, em peças retangulares – neste caso, a massa utilizada não é filada. Esta é a receita mais consumida em países como o Brasil, onde são produzidas, em média, 182 mil toneladas de queijo por ano
No Brasil, onde este queijo é largamente consumido, a sua técnica de fabricação é diferenciada, o que acarreta em variações em sua composição. Por ser geralmente fabricado com leite cru, isso o impede de ser padronizado no país.
Nos Estados Unidos da América este queijo é comumente confundido com pizza cheese, um outro tipo de produto comercializado.

 Ortografia

Embora a origem da palavra seja italiana, tem grafia diferenciada em Portugal e Brasil. No Brasil, embora seja popularmente escrito como mussarela, encontra-se dicionarizado como "muçarela" (Houaiss, Michaelis, Aurélio) ou "mozarela" (Houaiss, Aurélio). No Dicionário da Academia Brasileira de Letras, que é a autoridade oficial para o português do Brasil, constam as formas mozarela, muçarela e muzarela.

receba atualizações por emails